Gestão Ambiental
No coração do Cerrado Brasileiro, onde a agricultura convive com desafios hídricos e a pressão por preservação, a Agrícola Wehrmann prioriza a gestão ambiental, aliando produtividade a práticas inovadoras, transformando resíduos em recursos, protegendo biomas e garantindo a segurança hídrica.
A Agrícola Wehrmann possui certificações que garantem uso racional de seus insumos e isso inclui o uso racional da água. Somos certificados SPRING (módulo adicional GLOBALG.A.P.) no qual incorpora um conjunto de critérios para avaliar a gestão sustentável da água na exploração agrícola. Além dos critérios exigidos pela certificação, todo sistema de irrigação foi projetado para menor consumo de água, visando a eficiência energética, reduzindo consequentemente o consumo.
O projeto de recuperação de áreas degradadas, no qual utiliza técnicas de manejo e plantio adequados, visa um desempenho ambiental satisfatório dessas áreas. Dentro desse processo destaca-se a produção anual de mais de 20.000 mudas de árvores nativas do Cerrado Brasileiro em viveiro próprio. Essas mudas são produzidas e usadas no processo de revegetação e de adensamento de áreas de cerrado nativo. Uma equipe treinada trabalha durante todo o ano fazendo tratos culturais e cuidando do desenvolvimento dessas áreas reflorestadas.
Possuímos um centro de triagem de resíduos, local onde todo material gerado é descartado, separado, prensado e encaminhado para centrais de reciclagem. Esse processo também se estende a todas as fontes de resíduos contaminados, como embalagens vazias, óleo e graxas coletados por empresas especializadas que dão destino adequado.
Em parceria com a PepsiCo, implementamos o projeto "Hotel de Abelhas" para promover a conservação da biodiversidade e a educação ambiental. O projeto oferece abrigo para abelhas solitárias nativas, essenciais para a polinização, e demonstra que a atividade agrícola pode conviver com a proteção da fauna e flora.
Nossa equipe trabalha constantemente para desenvolver práticas sustentáveis e minimizar o impacto ambiental. Em nossas áreas de preservação legal existem placas de orientações quanto a proibições de caça e pesca, como também a questão de queimadas, desmatamento e descarte de qualquer produto ou material.
A cada atividade desenvolvida, sempre buscamos uma nova forma de realizar sem agredir o meio ambiente. Todos os funcionários envolvidos nos processos são orientados com relação à conservação ambiental. Vários processos são implementados, garantindo que todos tenham consciência da importância da preservação do nosso ambiente e conservação.
Gestão ambiental não é apenas uma prática, mas um compromisso com o futuro do Cerrado e das novas gerações.